REFLEXÕES
SOBRE O TEXTO
PIMENTA, Selma Garrido & LIMA, Maria Socorro Lucena. Por que o estágio para quem já exerce o magistério: uma proposta de formação contínua.Estágio e Docência.2ª ed.São Paulo: Cortez,2004. p.125-141.SOBRE O TEXTO
Na obra supracitada as autoras utilizam de linguagem clara e objetiva para mostrar a relevância do estágio para quem já exerce o magistério. Discutem o mesmo como componente curricular e sua relação teoria e prática.
Citam outros estudos focalizados na prática docente realizados por: Libâneo(2002), Nóvoa(1992), Pimenta(2002), Sacritán(1999), Tardif(2002) e Zeichner(1993), revelando o crescente interesse em estudar a vida e a cultura docente.
De acordo com Pimenta e Lima o estágio se configura:(...) um momento de reflexão da prática docente se tivermos a coragem de enfrentar os desafios e aplicar as propostas pedagógicas e as teorias nas quais acreditamos.Nesse sentido, o estágio possibilita refletir a práxis docente e redirecioná-la. Apresentam de maneira convencente,o estágio como oportunidade para o retorno de professores experientes às salas de aula como possibilidade de ressignificar a identidade profissional e uma proposta de formação contínua.
Portanto,convergem a nos reconhecermos como seres inacabados em constante processo de formação: somos formadores e formandos nos vários setores da vida pessoal e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário